A superintendência de Direitos Humanos e Políticas sobre Drogas promoveu nesta quinta-feira, 26, ação de conscientização sobre o câncer de mama para mulheres adictas assistidas pela Fazenda da Esperança feminina. A ação contou com palestra, atividades físicas, momento de oração e um café da manhã.
Em alusão ao Outubro Rosa, a ação foi conduzida pela Gerência de Tratamento e Reinserção Social ao Dependente Químico, em conjunto com a equipe multidisciplinar do Núcleo Acolher. Um dos principais focos é trabalhar a prevenção, além de sensibilizar essas mulheres sobre o acompanhamento diário, como explica a gerente, Raquel Rocha.
“O Outubro Rosa por mais que retrate o câncer de mama e o autocuidado, nós da Gerência trabalhamos com palestras e ações sobre a conscientização principalmente para que essas mulheres aprendam a se amarem em primeiro lugar porque passam ou passaram por momentos delicados em suas vidas. Nosso objetivo é trazer essa reflexão para o autoexame o ano todo e a ter esperança de um futuro melhor e enquanto Estado, estamos à disposição para oferecer todo esse cuidado a elas”, enfatizou.
Uma nova história
Vanderleia Todescato, que já foi acolhida pela Fazenda e hoje é voluntária, falou da importância da ação. “No nosso tempo de drogadição, a gente perde muito o respeito, a dignidade e a gente não lembra de fazer um autoexame, então esse trabalho junto a nós é muito importante porque nos faz acordar de novo e despertar esse amor a si próprio”, disse agradecida.
Participaram da ação, o superintendente, Jessé Alves e o diretor de Prevenção Contras as Drogas, Evandro Souza, a enfermeira Daniela Oliveira, além das estudantes de Educação Física da Faculdade Itop, Geovanna Queiroz e Ana Marques que promoveram atividades físicas antes da palestra.
Quer saber tudo
o que está acontecendo?
Receba todas as notícias do Portal de Notícias no seu WhatsApp.
Entre em nosso grupo e fique bem informado.