
Serão exibidos três curtas-metragens da diretora paraibana Pattrícia de Aquino: “Rasga Mortalha”, “Joana” e “Concha”. Atividade é gratuita e contará com debate sobre filmes e suas temáticas ao final da sessão (Foto: Divulgação)
O Cineclube da Luluzinha exibe, na próxima segunda-feira (26/05), na Vila Cultural Cora Coralina, três curtas-metragens da diretora paraibana Pattrícia de Aquino: Rasga Mortalha, Joana e Concha. A atividade é gratuita e contará com um debate sobre os filmes e suas temáticas ao final da sessão.
O Cineclube da Luluzinha propõe um espaço de exibição, formação e debates na área do audiovisual produzido por mulheres, ou seja, todos os filmes exibidos devem ter, necessariamente, pelo menos, uma mulher no núcleo duro de produtores (direção, produção executiva e/ou roteiro).
Todas as sessões do projeto são gratuitas. A iniciativa conta com apoio da Política Nacional de Apoio à Cultura Aldir Blanc de Fomento à Cultura (Pnab), operacionalizada pelo Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado da Cultura (Secult).
Sinopses
Rasga Mortalha – Inspirado na lenda popular, o filme acompanha Seu Arlindo, um senhor do interior do Brasil que, ao ouvir rumores e os chamados de uma coruja agourenta, passa a acreditar que o animal é responsável por mortes na região. Determinado a proteger a comunidade, ele decide capturar a ave.
Joana – A trama apresenta Joana, uma jovem mulher presa a um relacionamento abusivo. Diante de um dilema doloroso, ela precisa decidir entre fugir para salvar sua própria vida ou voltar para proteger sua filha, correndo o risco de ser morta.
Concha – O filme aborda a finitude da vida e os reencontros inesperados. Amália e Daniel, separados há 45 anos, se encontram novamente para dar continuidade a uma história interrompida na juventude, desafiando o tempo e suas marcas.
Sobre a diretora
Pattrícia de Aquino possui mais de 20 anos de trajetória na arte e no audiovisual. É atriz, diretora, roteirista, dramaturga, professora de teatro e preparadora de elenco, pós-graduanda em Cinema e Linguagem Audiovisual pela UCB e bacharel em Teatro pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Desde 2001, atua em espetáculos teatrais, produções cinematográficas e ministrou oficinas de roteiro, criação de personagens, atuação e teatro.
No audiovisual, participou de diversas produções paraibanas e de séries como Amazônia – de Galvez a Chico Mendes (2007, TV Globo) e Cangaço Novo (2021, Amazon Prime Vídeo). Sua obra se destaca pela abordagem de temas sociais, ficção e memória, consolidando sua identidade como diretora e roteirista.
Serviço
Sessão de curtas no Cineclube da Luluzinha
Data: segunda-feira (26/05)
Horário: 19h
Local: Sala Multimídias João Bennio – Vila Cultural Cora Coralina – Goiânia
Entrada gratuita
Saiba mais
Curtas produzidos pela Lei Paulo Gustavo estreiam no Cine Cultura
Fica 2025 vai homenagear ícones da cultura goiana
Teatro Goiânia recebe 63º Show do Esqueleto
Fonte: Agência Cora Coralina de Notícias


