Os investimentos feitos na educação no Entorno do DF mostram que o Governo de Goiás trata a região com o respeito que merece por sua importância social e econômica. Após superar a situação emergencial que encontrou nas escolas, o estado realizou obras e melhorias que transformaram a realidade de estudantes, professores e servidores da área.
Acabou, por exemplo, o 4º turno de aulas, conhecido como “turno da fome”. Acabaram as obras lançadas e abandonadas, que privavam crianças e jovens do acesso à educação. “Quero deixar bem claro que o Entorno agora tem governo para dar educação, segurança e dignidade à população”, enfatizou o governador Ronaldo Caiado, em visita à região ainda em 2020.
Novas vagas foram criadas com o aluguel de estruturas e a ampliação das unidades escolares existentes em Águas Lindas e Luziânia, principalmente. Ao mesmo tempo foi realizada ampla força-tarefa para a retomada das obras abandonadas. Em seis anos foram inaugurados 10 novos colégios estaduais na região, somando um investimento superior a R$ 40,3 milhões.
Águas Lindas
Em Águas Lindas foram construídos quatro novos colégios Padrão Século XXI, cada um deles ofertando 1.200 vagas. Santo Antônio do Descoberto recebeu outras duas unidades, ampliando consideravelmente o atendimento e melhorando a qualidade do ensino. Americano do Brasil, Cocalzinho de Goiás (Distrito de Girassol), Barro Alto e Luziânia também foram contemplados com unidades da rede pública estadual.
Além disso, o Governo de Goiás destinou mais de R$ 700 mil para a aquisição de equipamentos, reformas emergenciais e instalação de internet de alta velocidade nas unidades estaduais das regionais de educação de Novo Gama, Águas Lindas, Formosa, Planaltina e Luziânia.
Aprendizagem
Os investimentos feitos nas escolas da rede estadual do Entorno do DF já apresentam resultados do ponto de vista da aprendizagem, conforme demonstraram os números do Sistema de Avaliação do Estado de Goiás (Saego) 2023.
Com a entrega das novas unidades escolares, a partir de 2021, a proficiência em língua portuguesa na 3ª série do ensino médio deu um salto significativo. Na Regional de Águas Lindas chegou a 266,1; em Luziânia foi de 279,3; em Novo Gama, 273,9; em Planaltina, 275,2; e em Formosa chegou a 284,5.
Quer saber tudo
o que está acontecendo?
Receba todas as notícias do Portal de Notícias no seu WhatsApp.
Entre em nosso grupo e fique bem informado.