Gestor participou de debates sobre sustentabilidade fiscal e articula recursos com parlamentares para saúde, infraestrutura e maquinário.
Brasília (DF) – O prefeito André Borba cumpre agenda em Brasília nesta semana, onde participa da Mobilização de Municípios em Risco, promovida pela Confederação Nacional de Municípios (CNM), nos dias 9 e 10 de setembro. Acompanhado da primeira-dama Amanda Campos e do vice-prefeito Danilo do Retiro, o gestor busca reforçar parcerias com deputados e senadores, além de garantir recursos para áreas estratégicas do município.
Durante a mobilização, a comitiva apresentou demandas como a aquisição de uma retroescavadeira, investimentos em saúde pública e melhorias nas estradas vicinais. Uma das reuniões foi com a senadora Professora Dorinha, representante do Tocantins, com quem o grupo manteve diálogo sobre o envio de emendas parlamentares.
A agenda também incluiu a participação na sessão solene do Congresso Nacional que promulgou a Emenda Constitucional 136/2025, derivada da PEC da Sustentabilidade Fiscal. A medida é considerada um avanço importante para a autonomia financeira dos municípios, com previsão de economia de R$ 1,5 trilhão em 30 anos.
Além da PEC, os gestores municipais discutem temas como a regulamentação da Reforma Tributária (PLP 108/2024), a PEC 25/2022 — que prevê o repasse adicional de 1,5% do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) em março —, e os efeitos da ampliação da faixa de isenção do Imposto de Renda. Segundo a CNM, essa mudança pode causar uma queda de R$ 5 bilhões anuais na arrecadação dos municípios, impactando diretamente as políticas públicas.
Para André Borba, a mobilização representa um momento decisivo. “A crise fiscal não escolhe o tamanho do município. Precisamos estar presentes, apresentar nossas necessidades e garantir que nossa cidade não fique à margem das decisões que estão sendo tomadas em Brasília”, afirmou o prefeito.

O evento reúne mais de 1,5 mil gestores de todo o país e segue até quarta-feira (10), com reuniões das bancadas estaduais e articulações diretas com o Congresso Nacional.
Prefeitos da região sul
Em Brasília, a comitiva liderada pelo prefeito André Borba, encontrou outros gestores, dentre eles, o de Palmeirópolis, Wlisses Barros, e de São Valério do Tocantins Wada Maestro e a prefeita de Gurupi, Josi Nunes.


