Começou hoje (02/09) e segue até amanhã (03/09) a Oficina Ortopédica Itinerante do Centro Estadual de Reabilitação e Readaptação Dr. Henrique Santillo – Crer, unidade do Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO). A ação acontece na Unidade Básica de Saúde ESF Maringá, em Porangatu, levando mais saúde, inclusão e qualidade de vida à população.
Segundo o supervisor da Oficina Itinerante do Crer, Cristiano Onishi, todos os pacientes atendidos estão passando pela primeira avaliação e estão tendo seus dispositivos ortopédicos prescritos pela equipe multiprofissional do Crer. “Inicialmente nós vamos até os municípios, avaliamos e triamos os pacientes que a secretaria de saúde local identifica e encaminha para atendimento, e após 90 dias, retornamos para entrega dos dispositivos ortopédicos”, explica.
A unidade móvel é estruturada com equipamentos que permitem ajustes e adaptações de órteses, próteses, coletes ortopédicos, palmilhas, calçados para pés neuropáticos, além da confecção de adaptações, ajustes e alguns consertos em dispositivos ortopédicos já utilizados.
A prefeita Vanuza Valadares destacou a importância da iniciativa: “Esse é um momento de muita alegria para Porangatu, pois estamos garantindo dignidade, inclusão e mobilidade para pessoas que necessitam desses aparelhos. Nosso compromisso é sempre cuidar da nossa gente, trazendo programas e ações que fazem a diferença na vida das famílias.”
Já a secretária municipal de saúde, Dra. Flávia Azevedo, reforçou o papel da parceria: “A Oficina Ortopédica é um ganho enorme para a nossa população. É um trabalho que une esforços do município e do Estado, garantindo que cada paciente receba o dispositivo adequado às suas necessidades, melhorando sua autonomia e qualidade de vida.”
Desde sua criação em 2017, por meio do programa federal “Viver Sem Limites”, a Oficina Itinerante já atendeu mais de 5,5 mil pacientes, com a entrega de mais de 11 mil aparelhos ortopédicos em todo o Estado.