O vice-candidato a prefeito Branco do Retiro, envolvido nas eleições municipais, tem utilizado um áudio com conteúdo de ameaças em sua campanha, sugerindo que a gravação seria proveniente da oposição. No entanto, após uma análise mais cuidadosa de trechos do áudio, surgem indícios de que o empresário pode ter sido vítima de um golpe praticado por facções criminosas, que tem se espalhado por todo o país, afetando especialmente políticos e empresários.
Esse tipo de golpe, que consiste em extorquir pessoas através de ameaças via ligações. Basta uma pesquisa no Google para ver a criatividade dos bandidos sendo uma prática recorrente em diversas regiões. Especialistas alertam que é importante verificar a origem de conteúdos como esse, a fim de evitar equívocos e acusações infundadas. A campanha de Branco do Retiro ainda não se manifestou oficialmente sobre o possível golpe, mas a situação levanta preocupações sobre a crescente onda de crimes virtuais que afetam figuras públicas em meio às disputas eleitorais.
A gravação apresentada por Branco do Retiro contém gírias e expressões como “trem bala que tá falando”, “meter o loko” e “passar a visão”, o que levantou suspeitas de que o material possa, na verdade, ser proveniente de golpes aplicados por estelionatários.
Golpes desse tipo, frequentemente praticados por facções criminosas, têm se tornado comuns em diversas regiões do país, sendo direcionados especialmente contra figuras públicas e empresários. As autoridades locais estão avaliando a origem do áudio para verificar se Branco do Retiro foi vítima desse tipo de fraude, comum em extorsões e falsos sequestros.
Golpe eleitoral
Ou pior, a pacata cidade de São Salvador do Tocantins pode estar sendo alvo de uma suposta grave fake news, disseminada pelo próprio candidato a vice-prefeito, Branco do Retiro. Informações indicam que o candidato estaria utilizando esses áudios com ameaças, que ele alega ser proveniente da oposição. No entanto, surgem dúvidas sobre a veracidade da gravação, levantando a possibilidade de que se trate de uma tentativa de manipular a opinião pública local.
Especialistas em comunicação e segurança alertam que o uso de fake news em campanhas eleitorais é uma estratégia perigosa e ilegal, podendo prejudicar não só o processo democrático, mas também a imagem e a credibilidade de candidatos e instituições envolvidas.
Em um postagem feita no perfil do prefeito Edmar da Construção, no audio apresentado pelo vice-prefeito aos eleitores, o suposto ameaçador usa uma expressão bem utilizada por membros de facção, e nos golpes. A giria “trem bala”, caracterizando ainda mais a possibilidade de Branco do Retiro ter caído em um golpe, ou estar utilizando de má fé esse conteúdo para prejudicar o candidato da oposição.
Quer saber tudo
o que está acontecendo?
Receba todas as notícias do Portal de Notícias no seu WhatsApp.
Entre em nosso grupo e fique bem informado.